Blog Post

04/03/2017

LANÇAMENTO LIVRO: CARAJÁS - A DESCOBERTA
Capa Post

Livro CARAJÁS - A DESCOBERTA
Autor: ERASTO BORETTI DE ALMEIDA

DATA DE LANÇAMENTO: 22/06/2017 (Quinta Feira)

LOCAL: Livraria Cultura (Loja térrea da AV. PAULISTA - São Paulo/SP)

HORÁRIO: 19:00 hs

As jazidas de minério de ferro da Serra dos Carajás, no sul do Estado do Pará, foram descobertas em meados de 1967, durante os trabalhos de campo da Equipe de Geologia da Companhia Meridional de Mineração, CMM, sediada no Rio de Janeiro e subsidiária da siderúrgica norte-americana United States Steel Corporation, U.S. Steel.
A descoberta posterior de outros depósitos minerais na região, notadamente manganês, cobre, ouro, alumínio e níquel, revelou uma das mais importantes províncias minerais do mundo.
O ano de 2017, aniversário dos cinquenta anos da descoberta, apresenta-se como uma oportunidade para reunir, registrar e divulgar as minhas memórias e documentos do episódio.
Para os interessados na história do evento, acredito ter até certa obrigação de fazer este registro, pois algumas pessoas que participaram do projeto, inclusive arriscando as suas vidas durante a exploração daquela região, então virgem, não receberam os devidos créditos.
Os aspectos sociais, ambientais, econômicos e estratégicos, além das curiosidades, usos e costumes da Amazônia da década de 1960, poderão despertar o interesse do público em geral.
Com o exemplo de Carajás, espero ter colaborado para a conscientização da importância da mineração, além de mostrar a necessidade do conhecimento dos nossos recursos minerais e os resultados que podem ser obtidos com projetos de pesquisa bem conduzidos.



Comentário

Enviar um comentário